< Voltar para todos os projetos

Projetos

s_mp_-banner-horiz2

S_mp_

Resultado do esforço em depurar ao mínimo reconhecível ícones da arquitetura paulistana – do final do século XIX à atualidade – a coleção é uma homenagem aos seus criadores e os espaços que eles deixaram de legado à cidade: a Pinacoteca do Estado, o Edifício Copan, a Galeria do Rock, o SESC Pompeia, o Instituto Tomie Ohtake e a Praça das Artes.

recortes-pi

Antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, a Pinacoteca foi projetado no final do século XIX pelo escritório de Ramos de Azevedo e sofreu uma ampla reforma na década de 1990 com projeto de Paulo Mendes da Rocha. Realiza cerca de 30 exposições e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.

recortes-co

Emblemático edifício de São Paulo, o Copan foi projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, com colaboração de Carlos Lemos em sua fase final. Seus 115 metros de altura e 35 andares abrigam 1 160 apartamentos, cerca de 2 mil residentes e 72 lojas nos pisos comerciais.

recortes-gr

Também conhecido como “Galeria do Rock”, o centro comercial Grandes Galerias foi projetado pelo escritório Siffredi & Bardelli no ano de 1959. Após uma década de abandono – graças à proliferação dos Shopping Centers na cidade de São Paulo –, a Galeria viu sua revitalização e reocupação acontecer no ano de 1976, quando foi inaugurada a primeira das várias lojas musicais.

recortes-se

Reprojetado pela arquiteta Lina Bo Bardi a partir de um projeto fabril (a fábrica de tambores da Pompeia) o SESC Pompeia é um espaço de constante reinvenção. Inaugurado em 1982, provoca desde então a reflexão sobre importantes temas para a arquitetura, como a revitalização e apropriação de espaços urbanos.

recortes-to

Projetado por Ruy Ohtake e concluído em 2002, o Centro Cultural Tomie Ohtake é composto por duas torres de escritórios e um espaço cultural: o Instituto Cultural Tomie Ohtake. Recebeu Menção na IX Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, 2001.

Sobre o artista

Rodrigo Puelles

Sou designer gráfico e trabalho na FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras em São Paulo. Lá, atuo em projetos de criação e gestão de marcas. Com a coleção S_MP_, vi a oportunidade de produzir um projeto autoral e trabalhar com diversos assuntos que amo: minimalismo, arquitetura, serigrafia e a cidade como espaço de encontros.

 

Gostou do projeto? Conheça a coleção S_MP_ em nossa loja.